...
SEIS MANEIRAS DE TORNAR RUAS MAIS SEGURAS PARA PEDESTRES

6. Promover dias sem carro

por Fortes Imóveis - 20/09/2024

A iniciativa La Ciclovía, de Bogotá, proíbe a circulação de carros todos os domingos, permitindo que pedestres e ciclistas tomem conta das ruas. (Foto: Carlos Felipe Pardo/Flickr)

Os dias sem carro, quando as cidades fecham uma ou mais ruas para o tráfego de veículos, incentivam as pessoas a explorar a cidade de bicicleta ou a pé e ajudam a mudar a perspectiva sobre a rua e o espaço público. A capital colombiana, Bogotá, realiza o maior evento do tipo no mundo, La Ciclovía, que acontece todos os domingos das 7h às 14h, cobrindo a maior parte da cidade. A iniciativa oferece mais de 120 quilômetros de espaço livre de carros para mais de 1,5 milhão de pessoas.

Dias sem carro são oportunidades para reviver, animar e transformar os bairros. Áreas de estacionamento e esquinas vazias são convertidas em parklets e espaços para jogos, atividades de lazer, esportes e manifestações artísticas, e as ruas são ocupadas por pedestres e ciclistas de todas as idades.

Promover dias sem carro com regularidade pode contribuir para aumentar a prática de atividade física, diminuir os níveis de poluição, promover inclusão social e a construção da comunidade, proporcionar oportunidades de revitalização econômica e estimular a caminhada e o uso da bicicleta em um ambiente mais seguro. Quando Paris realizou seu primeiro dia sem carro, em 2015, houve redução de 40% nas emissões de escape de veículos e de 50% no nível de ruído no centro da cidade.

Imagine uma cidade planejada para priorizar os pedestres. Essa é uma cidade mais conectada, ativa, segura e saudável. As pessoas sabem como usar uma boa rua quando veem uma; cria-las é a responsabilidade dos planejadores urbanos.

Este artigo foi escrito originalmente por Nikita Luke em 2020 e publicado no TheCityFix. O texto foi atualizado em agosto de 2024 para incluir dados mais atualizados.

FONTE: WRI BRASIL