...
SEIS MANEIRAS DE TORNAR RUAS MAIS SEGURAS PARA PEDESTRES

2. Converter áreas subutilizadas em espaços públicos de permanência

por Fortes Imóveis - 20/09/2024

O bairro Cidade 2000 em Fortaleza foi redesenhado em 2017 para se tornar um espaço atrativo para pedestres, melhorando a segurança e aumentando o espaço público. (Foto: Rodrigo Capote/WRI Brasil)

Espaços públicos de permanênci podem transformar, com baixo custo, áreas subutilizadas em espaços ativos da comunidade. Áreas subutilizadas, pouco ocupadas ou carentes de estrutura podem ser reformadas com a ajuda de tintas, vasos de plantas, manifestações artísticas e mobiliário urbano, além de iluminação e elementos paisagísticos resistentes e de baixa manutenção.

Essas transformações têm um impacto significativo na segurança dos pedestres. A cidade de Nova York registrou uma redução de 16% nas altas velocidade e de 26% nos sinistros de trânsito nas ruas que contam com praças de pedestres. Espaços assim também contribuem para os negócios locais e fortalecem a interação da comunidade no bairro.

O bairro residencial Cidade 2000, em Fortaleza, foi diversas vezes ocupado pelos carros e convertido em estacionamento ilegal até 2017, quando se tornou o cenário da primeira experiência da cidade com medidas de moderação de tráfego – um projeto chamado Cidade da Gente. Com apoio do WRI Brasil, a intervenção transformou 1.200 metros quadrados de estacionamento e faixas de tráfego em uma praça funcional para pedestres. A mudança incluiu a remoção de uma faixa de trânsito, redução do limite de velocidade para 30 km/h, alargamento das calçadas e implementação de extensões de meio-fio e cinco novas travessias para pedestres. Arte de rua, mobiliários e infraestrutura verde também foram usados para criar um espaço delimitado e acolhedor para as pessoas. Devido ao sucesso do projeto, Fortaleza tornou a intervenção permanente. A experiência é hoje um exemplo em toda a cidade de como design inteligente e urbanismo tático podem melhorar as ruas para todos.

FONTE: WRI BRASIL